
A diversidade do Reino Fungi na Mata Atlântica paratiense.
Revelando o universo fascinante e essencial dos cogumelos da Mata Atlântica, o livro é uma jornada visual e científica pela micodiversidade da Fazenda Bananal, em Paraty (RJ). Fruto de expedições e pesquisas realizadas entre 2021 e 2022, sob liderança da bióloga Noemia Kazue Ishikawa, a obra documenta 102 espécies identificadas – incluindo a descoberta inédita do Tulostoma paratyense - e apresenta, através de fotografias de Rafael Estrela, a beleza efêmera desses organismos que sustentam a floresta por baixo da terra.
Mais do que um catálogo científico, o livro entrelaça ciência, conservação e sabedoria local, destacando o papel fundamental dos fungos na ciclagem de nutrientes, nas conexões micorrízicas e na própria memória ecológica do bioma.
Um verdadeiro convite para enxergar o invisível e a reconhecer que proteger a floresta é também proteger o que não se vê.

Noemia Kazue Ishikawa:
Bióloga pela Universidade Estadual de Londrina, optou pelo estudo dos cogumelos por influência de seu avô, Nobuo Komagome, que adorava cultivar cogumelos. É Mestre em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e Ph.D. em Recursos Naturais pela Universidade de Hokkaido, Japão (2001). Desde 2004, é pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus, Amazonas, e lidera o Grupo de Pesquisas Cogumelos da Amazônia, criado em 2007. É coautora do livro Ana amopö: cogumelos: Enciclopédia dos Alimentos Yanomami (Sanöma), vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Gastronomia em 2017.
Ruby Vargas-Isla:
Engenheira agrônoma pela Universidad Nacional de la Amazonía Peruana, Mestre em Agricultura no Trópico Úmido e doutora em Botânica pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Atualmente, participa de projetos do Grupo de Pesquisas Cogumelos da Amazônia, do Inpa. É pesquisadora do Centro de Produção Orgânica do Amazonas, onde realiza consultoria ambiental em micoturismo e produção de semente-inóculo de espécies de cogumelos nativos da Amazônia. E é a principal autora dos livros da Série Mycelia: volume 3 – Micodiversidade de cogumelos comestíveis da Amazônia (2024); e volume 5 – Amazônia Atlântica – Fazenda Bacuri – Bragança – Pará (2024).
Tiara Sousa Cabral:
É bacharel, licenciada e mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e doutora em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Participa de projetos do Grupo de Pesquisas Cogumelos da Amazônia do Inpa, desde 2010. Atuou como técnica de laboratório na UFAM (2022-2025) e atualmente é pesquisadora do Inpa. È a principal autora do livro da Série Mycelia: volume 4 – Fungos fasteroides da Amazônia (2024).
Jadson José Souza de Oliveira:
É bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Ambiental e Meio Ambiente, Plantas Avasculares e Fungos (2014) do Instituto de Botânica, atual Instituto de Pesquisas Ambientais, São Paulo. É docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Botânica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), membro do Grupo de Pesquisas do Cogumelos da Amazônia e servidor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Superintendência Regional no Amazonas. É o principal autor dos livros da Série Mycelia: volume 1 – Amazônia – Anavilhanas Jungle Lodge – Novo Airão – Amazonas (2022); e volume 2 – Amazônia – Base Alto Cuieiras – Manaus – Amazonas (2023).
Rafael Estrela de Freitas:
Graduou-se em Turismo no Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas (CIESA) e fez especialização em Turismo e Desenvolvimento Local na Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Aprofundou seus conhecimentos científicos como guia de turismo no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e em expedições no território amazônico. Sua paixão pela natureza despertou o interesse pela fotografia, que, aliada à sua experiência, conectou-o ao Grupo de Pesquisas Cogumelos da Amazônia. Atualmente é estudante de Mestrado Profissional em Conservação Ambiental da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior de Conservação da Biodiversidade (ESCAS).
Na Livraria das Marés, um lugar de encontro entre literatura e aconchego no coração de Paraty: Rua Tenente Francisco Antônio, 52. Centro Histórico, Paraty – RJ.
Em breve novidades sobre novos pontos de compra física e online.